A mestre de Muay Thai mais nova do mundo

Jornalismo Televisivo ULP

Texto Pivô: Por terras lusas vários são os atletas que se distinguem mundialmente. Joana Duarte é portuguesa, tem 23 anos e foi consagrada a mestre mais nova do mundo em Muay thai.

 

VOZ OFF 1: Aos 14 anos trocou o cinturão negro do taekowondo pelo Kran branco do Muay Thay. Nove anos depois encontra-se, na Tailândia, no maior festival desta arte marcial. Dia 17 de março fica marcado. Joana Duarte é consagrada a mestre mais nova do mundo.

 

Entrevistado 1: o muay thai é um estilo de vida, é a maneira como nós olhamos para a vida, é a maneira como nós praticamos, a maneira como nós temos paciência, a maneira como nós temos que ser cautelosos e pensar ponderar antes de agir, meditar muitas vezes, antes de tomar alguma decisão, ajudar os outros e é isso que o muay thai nos ensina, é uma aprendizagem continua que ele nos transmite.

 

VOZ OFF 2: António Duarte, pai e mestre de Joana relembra como tudo começou.

 

Entrevistado 2: Eu pensei que ela como era uma rapariga não deveria fazer muay thai por ser um pouco mais duro. fez o cinturão negro e disse: eu não quero mais isto, quero praticar muay thai.

 

VOZ OFF 3: Antonio é praticante há 30 anos e mestre há 14. Em Portugal é o único representante da AITMA. A associação mais antiga que rege esta arte marcial. Engloba todas as vertentes do muay thai:

 

Entrevistado 2: O kray kray bom é com as armas.A shaya é também uma derivante do muay thai. O mestre de muay thai na AITMA tem que conhecer este tipo de artes todas.

 

VOZ OFF 4: O Muay thai está divido em 15 graus. Gradua com o  Praijed  no braço e com o Khan na cabeça. Sempre que olhamos para o praijed de um praticante sabemos em que nível está. As cores variam entre o branco, de iniciante, e o Ouro, de Grande-Mestre.  Joana Duarte é prateado. A mestre quer continuar a aperfeiçoar as técnicas.

 

 

Entrevistado 1:  como não tenho muito tempo vou fazer na mesma treinos e concilio aqui os treinos e as aulas de muay thai, tenciono treinar para combate para o ano estar apta para combater e ir viver uns mesinhos para a Tailândia.

 

VOZ OFF 5:Até lá a mestre passa o seu testemunho aos mais pequenos.

 

Texto: Sara Calafatinho

Publicar um comentário

Imprimir tickets

Direitos de Autor