dança tradicional
A história do teatro tailandês tem sido geralmente tratada como parte do estudo da literatura, cultura e costumes tailandeses. As referências literárias mais antigas da arte dramática tailandesa apareceram numa inscrição em pedra de Phor Khun Ramkhamhaeng (1279- 1298), o terceiro rei do Reino de Sukhothai (1239-1438).
A monarquia exerce um papel importante no desenvolvimento, enriquecimento e padronização da arte dramática na Tailândia. A era de ouro da dança tailandesa foi durante o reinado do Rei Boromakot (1732- 1758) no período Ayutthaya e do Rei Rama II (1824- 1851) no período Rattanakosin.
Durante o reinado do Rei Rama IV (Re Vajiravudh, 1851- 1868), a dança-teatro clássica viu-se influenciada pela civilização e cultura ocidental.
Ele escreveu, produziu e dirigiu obras durante esse período. A dança-drama moderna, “lakhon phut” (drama falado) e “lakhon rong” (drama cantado) foram introduzidos como forma a preparar os tailandeses ao mundo moderno.
Os bailarinos tailandeses mantêm os seus corpos erguidos do pescoço à anca, movendo-se para cima e para baixo apenas com os joelhos, e alongando-se ao ritmo da música. Os braços e as mãos na dança tailandesa são mantidos em curvas de diferentes níveis, mas não apontam como no balé.
A beleza dos bailarinos depende de como mantêm estas curvas e ângulos em relação à proporção dos seus corpos completos.
Os atores fazem mímica da história e das canções interpretadas por um cantor ou coro que está por baixo do cenário. Tradicionalmente, existem 108 movimentos básicos, diferentes para homens e mulheres.
Para desenvolver a dança-teatro de forma satisfatória, os bailarinos devem aprender linguagem gestual. Ainda que existam modelos estritos de movimentos a seguir, os bailarinos podem explorar os seus talentos individuais como artistas criativos.
O teatro tailandês era praticado, frequentemente, para entreter a realeza e em ocasiões especiais como aniversários, cerimónias de boas vindas, cremações ou simplesmente por desejo do empregador.
Khon
É a famosa dança-teatro de máscaras, é praticada por bailarinos que cobrem os seus rostos com máscaras brilhantes.
Durante o período Ayutthaya (1351- 1767), as apresentações do “khon” eram realizadas em salões de palácio ou pátios iluminados por tochas. Normalmente, as apresentações “khon” correspondem a diferentes episódios do Ramakien, a versão tailandesa do poema épico Hindu, Ramayana. Os movimentos formais do “khon” fazem que a atuação e dança sejam inseparáveis. Mais de dez estilos de máscaras identificam as personagens que vão desde reis a demónios ou monges. Phra Ram usa a cor verde, por exemplo, e Phra Lak usa dourado. O monge, Hanuman, usa branco.