uma vertente do Muay Thai Boran
O nome do sistema refere-se às suas armas principais, as espadas curvas (Krabi) e o pessoal (Krabong)
Normalmente, as duas espadas utilizam-se simultaneamente.
O Krabi Krabong também faz uso de todos os golpes e técnicas do Muay Boran, tendo sido desenvolvido pelo exército de Siam para lutar na guerra
O Krabi Krabong pode ter sido utilizado em conjunto com o Muay Boran, mas não se sabe certamente se, as duas artes se desenvolveram juntas ou de forma independente.
A luta com espadas chama-se Fandhad.
A luta com um pau largo chama-se Maiphong
A luta com Tonfa Tailandesa chama-se Maisawk.
As descobertas arqueológicas e as danças tradicionais são uma boa prova da quantidade de armas que foram utilizadas uma vez na Tailândia. Algumas delas já nem se encontram atualmente, como o kris (punhal), o falcão (lança), Trisun (tridente), daab (espada recta) e a vajra.
História:
Os seres humanos nasceram com um instinto para lutar pela sobrevivência, especialmente a defesa pessoal contra os perigos mais sérios, “os perigos de guerra”. Cada raça humana criou métodos de defesa pessoal tanto sem armas como com elas, variando de acordo com as caraterísticas geográficas e raciais, até se terem tornado a sua arte nacional de defesa pessoal e parte da sua cultura. Na Tailândia, a arte tailandesa de defesa pessoal com as mãos é o “Muay Thai” e um dos que utiliza armas é o “Krabi Krabong”. Ambas as artes marciais mantiveram a Tailândia um país independente até o dia de hoje.
Os períodos Sukhothai, Ayudhaya, Thonburi e os inícios de Rattanakosin (Reis Rama I – IV) foram todos períodos de guerra contra invasores. Todos os homens tiveram a responsabilidade de serem soldados. A tradição tailandesa acreditava que ser um lutador era uma caraterística importante de “homens corajosos”. Não eram só os cidadãos comuns que eram lutadores, os líderes da nação e os reis também tinham de ser lutadores corajosos. Todo o tipo de luta era considerado uma arte para os governantes. No passado, treinar Muay Thai e Krabi-Krabong era algo que se fazia em simultâneo. Isto deve-se ao facto de nas lutas reais, todos os tipos de armas serem usados, mas se as armas tivessem sido largadas ou a distância fosse curta, as capacidades de Muay Thai eram usadas.
O conhecimento de Krabi-Krabong inclui o equipamento usado em lutas, a habilidade de dançar, a luta em si, as habilidades pessoais e talentos.
Wai-Kru Krabi-Krabong
Um dos costumes especiais na Taiândia é o “Wai”, que é usado num grande número de diferentes situações.
WAI KRU (Prestar homenagem aos Mestres de Krabi-Krabong)
“Kru” é uma palavra Tailandesa que significa a pessoa que ensina (“sit”) ou que passa conhecimento aos seus pupilos (sid). Normalmente, os “Kru’s” são bastante respeitados na sociedade tailandesa. Eles são pessoas com muito conhecimento, cheios de perseverança. Praticam elevados padrões morais no seu modo de vida, levando uma vida muito respeitável. Eles devotam-se sempre no ensino que praticam até que os seus pupilos adquiram pleno conhecimento e sejam bem-sucedidos. Um “Kru” é geralmente recompensado pelo seu sentido de realização, respeito de todos e aumento do número de aprendizes dispostos a submeter-se à sua orientação.
Para demonstrar sincero apreço e perseverança, dedicação e generosidade por lhes serem conferidos conhecimento e lhes ser proporcionado experiência e boas oportunidades, os aprendizes, em troca, submeter-se-ão obedientemente e respeitosamente às instruções e conselhos do seu professor, servir-lhe-ão diligentemente e obedecerão às regras e regulamentos estabelecidos por ele.
O “Wai Kru” é uma demonstração do respeito e gratidão do pupilo ao seu professor, em relação à aprendizagem e ao treino a que é submetido. É tradicionalmente praticado pelos tailandeses de várias artes e profissões, como por exemplo: dançarinos, lutadores de espadas, músicos, assim como estudantes, e claro os lutadores de Muay Thai não são exceção. O “Wai” representa respeito ao colocar as mãos juntas em frente ao peito. A demonstração do “Wai Kru” não implica somente prestar respeito ao professor que se encontra presente, mas a todos os professores da disciplina.
ARMAS E EQUIPAMENTO
Equipamento
O Krabi-Krabong é a arte de lutar com vários tipos de armas, tanto longas como curtas, por exemplo: espada, faca longa, bastão de madeira comprido, um vidro com lâmina curva, lança, bastão curto e equipamento de proteção, a título exemplificativo, escudos de vários tamanhos. Cada arma pode ser usada de maneira diferente, como se pode verificar a seguir: