o antigo
O Muay Thai é, provavelmente, único na qualidade de ser uma arte marcial real. Originado como uma estratégia técnica para a guerra, durante séculos, os lutadores muay enrolavam os seus punhos com cordão de cânhamo para ter força adicional. Eram designados para o campo de batalha para proteger as pernas dos elefantes reais- as máquinas de guerra daquela altura. Ser especialista em muay gradualmente se tornou um meio para crescimento pessoal, os mais habilidosos dos praticantes eram convidados para viver no palácio, ensinar os jovens príncipes, e mesmo exibir as tuas técnicas diante do rei. A determinada altura durante o período de Ayuthaya (1350-1767), foi formada uma guarda elite de lutadores muay excecionais, originando o nascimento do Muay Luang ou Muay Real.
Um rei de Ayutthaya, conhecido como “O Rei Tigre” era altamente habilidoso em muay. Uma lenda relata que em 1702, o jovem rei, ao escutar que havia um torneio de muay perto de si, se disfarçou de camponês de modo a ficar ingógnito. Desnecessário será dizer que o rei ganhou os combates todos nesse dia!O patronato real do muay continuou no período Rattanakosin (1782- presente): os reinados de Rama V e VI (1868-1925) foram uma idade de ouro para o muay, deixando as fundações para o desenvolvimento da arte. Arquivos fotográficos de 1898 mostram confrontos de muay a serem encenados num funeral militar em frente ao Rei Rama V, entronizado num pavilhão ornamentado no que é atualmente o famoso complexo do Grande Palácio. Foi durante o reinado do seu sucessor, Rei Rama VI, que a primeira área de muay permanente foi estabelecida em 1920: o muay estava-se a tornar o desporto com espetadores que conhecemos hoje em dia.
No passado, o Muay Thai era uma arte marcial que a maioria dos tailandeses tinham de aprender e treinar. É dito que o Muay é a arte básica de lutar, o uso de armamento é uma habilidade secundária, e as estratégias de luta são a chave para a vitória.
Para praticar Muay Thai, um indivíduo tem de ter vontade, astúcia e ser conhecedor. Registos históricos da Realeza Tailandesa têm anotado que os monarcas normalmente se especializavam em combater Muay Thai, enquanto que reais de alta patente, nobres militares e os indivíduos comuns eram treinados nesta arte marcial com o propósito de se protegerem a eles mesmos e ao país. A prática de Muay Thai também ajudava a otimizar o uso de armas como a Krabi (espada curva), Krabong (um pau de madeira pequeno), Plong (pau de madeira), espada, Ngao (alabarda) e Thuan (lança) especialmente em combate de curta distância.
Quando o reino não estava em guerra, era comum serem organizados torneios de Muay Thai para aqueles que queriam mostrar a sua força e as habilidades de combate contra oponentes merecedores. A Lei dos Três Selos, Seccção Miscelânea, mencionava: “…117 Artigo 1 – Se duas pessoas fizerem um acordo de lutar uma com a outra e uma delas se magoar, partir ossos ou até morrer, a outra não será penalizada….”.
O Muay Thai teve origem numa terra conhecida como “Suvarnabhumi”, uma extensa região no Sudeste da Ásia na qual a Tailândia, Mianmar, Laos, Camboja e Malásia se localizam atualmente. No período inicial de Ayutthaya, as Leis do Palácio mencionavam o Muay Thai como uma atividade de entretenimento, considerada parte das cerimónias reais, que supostamente viriam a existir no ano 957.
O Muay Thai também é referido em lendas de diferentes reinos em Survanabhumi. Por exemplo, os registos do Norte têm contas de apostas sobre lutas de Muay Thai na qual estava a ser apostado um reino, tendo tomado lugar no reinado do rei U Thong de Ayutthaya.
De acordo com estas provas lendárias, o Muay Thai tem sido desenvolvido em paralelo com o estabelecimento de reinos Tailandeses na terra de Survanabhumi.
Muay Thai á única arte marcial nacional que inclui rituais solenes, combate instintivo, táticas e técnicas inventadas e herdadas dos nossos antepassados.