Muay Thai

os 5 estilos de 

os 5 estilos do Muay Thai Boran

No Muay Thai Tradicional, conhecido como Muay Boran, existem 5 estilos.

Ao longo dos muitos séculos em que o Muay Boran se desenvolveu, foram criados vários estilos regionais

  • Muay Pra Nakorn – Zona central
  • Muay Lopburi, Região Central da Tailândia – Ênfase na astúcia e nos movimentos técnicos. Esta variação favorece fortes socos e ganchos.
  • Muay Thasao, Região Norte da Tailândia – Ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de Muay Boran foi apelidada de “ling lom” (lit. macaco ventoso).
  • Muay Korat, Região Leste da Tailândia – Ênfase na força. Uma técnica exclusiva neste estilo é o “soco de derrubar búfalos”, chamado assim porque se supõe que um golpe é suficiente para derrubar um búfalo.
  • Muay Chaiya, Região Sul da Tailândia – Tem ênfase na boa postura e defesa. Este estilo favorece ataques com os cotovelos e joelhos.

Uma vez que cada estilo tem a sua própria força, dizia-se que um lutador completo tinha: “Soco korat, inteligência lopburi, postura chaiya, velocidade thasao.”


Os cinco estilos de Muay Thai têm os mesmos princípios básicos usar os membros para criar mais de cem maneiras de atacar. Os praticantes de diferentes partes do país desenvolveram diferentes táticas, técnicas, e habilidades, “Soco forte de Korat, movimento esperto de Lop Buri, boas táticas de Chaiya”.

  • Estilo Lob Buri: Inteligente e rápido, combinações ofensivas e defensivas com socos rápidos. O estilo também é chamado “Muay Kiew”, dado que usa muitas táticas para distrair o oponente. Com olhos afiados, o lutador usa mãos de relâmpago, pés, joelhos e cotovelos.
  • Estilo Korat: Este é caraterizado pelo método “Kaad Chuek” (colocar corda ou outro tipo de tecido à volta das mãos e dos pulsos), pela posição defensiva, o treino e os métodos de golpear. Este tipo de Muay Thai inclui um soco largo chamado “Wiang Kwai” (Abanar o búfalo).
  • Estilo Chaiya: Originado no distrito de Chaiya, Província Surat Thani, este estilo tornou-se bem conhecido depois do quinto reinado. Para além das mãos, pés, cotovelos e joelhos, também contém as técnicas de “Thum, Thub, Hak” (bater, pressionar, agarrar, largar). O vernáculo do Muay Thai foi começado em rima, mas contém significados profundos como “Pong, Pat, Pit Perd (guarda, bloquear, afastar e defesa aberta).
  • O Estilo Sao: Da Província de Uttaradit, é evidenciado por uma posição de defesa larga, colocando o peso nos pés, o pé da frente ligeiramente a tocar no chão para um movimento rápido e socos longos e fortes. O punho da frente é colocado acima do ombro e o de trás mais abaixo. Outro estilo de Thao Sao, criado por Phraya Pichai Daap Hak combina tanto técnicas fortes como suaves. O golpe pode ser modificado de acordo com a situação: aprender pontos fortes e fracos do oponente e de nós próprios é um elemento chave.
  • Estilo Plasueksa: Este refere-se ao combate pelos praticantes que aprenderam outros estilos de boxe e Muay Thai no Instituto de Educação Física do Sr. Kimseng Taweesith, um famoso mestre de Muay Thai que herdou a arte da Sua Alteza Príncipe Vibulya Svastiwongse Svastikul. O príncipe aprendeu boxe de estilo internacional do estrangeiro e é conhecido como “Pai do Estilo de Boxe Internacional da Tailândia”. Este estilo enfatiza agilidade e alacridade – o tão chamado Muay Thai de plena capacidade.

ilustração de 4 estilos

Muay Chaiya
Muay pra nakorn
Muay lop buri
Muay korat
error: O conteúdo encontra-se protegido por direito autorais !!