Rituais de
De acordo com a tradição antiga, antes de um combate de Muay Thai começar, é necessário prestar a homenagem ao professor ou ao mestre de Muay Thai (Wai Khru). Isto oferece bênçãos e eleva a moral dos lutadores.
O ritual não só é a melhor maneira de estudar a posição do adversário e o seu estilo de luta, mas também a melhor maneira de alongar e aquecer o corpo, aliviando o stress e preparando o corpo e a mente para a batalha.
O Wai Khru antes de uma luta é dividido em duas partes.
Parte 1: Posições sentado e Parte 2: Posições em Pé e Dança.
Parte 1: As posições sentadas compreendem 3 movimentos:
Thep Panom (Anjo em Adoração)
O Wai Khru Muay Thai começa com as seguintes posições.
Depois do Payak Dom Kwang, a dança seguirá este padrão:
1. Yang Sam Khum (Caminhada de Três Etapas do Boxe)
2. Khum Choeng Khru (Estagnação)
3. Do Dussakorn (Olhar para o Oponente)
4. Fon Long Choeng (Provocar o Adversário).
Wai Khru
Uma das tradições mais importantes no Muay Thai é o Wai Khru (Prestar Respeito aos Professores). De modo a ser um lutador de Muay Thai com pleno conhecimento, uma pessoa tem de passar por uma série de cerimónias ou “rituais de passagem”, todos eles incluídos na rubrica genérica do Wai Khru:
Khuen Khru ou Yok Khru é a cerimónia de iniciação quando um professor aceita um futuro lutador como seu aluno, que em troca, promete cumprir e zelar pela ética da arte.
Wai Khru Pracham Pi é o ritual anual que permite os lutadores prestarem respeito não só aos seus professores no presente, mas também às almas daqueles que já faleceram.
Wai Khru Ram Muay ou Ritual de Dança em Homenagem é executado na conclusão do Wai Khru Pracham Pi e antes de começar cada combate.
Khrop Khru é o último passo, reservado aos lutadores que se tornam professores no seu próprio direito e então, são intitulados de passar a riqueza do legado do Muay Thai aos seus próprios alunos.
De todas as formas de Wai Kru, Wai Kru Ram Muay é de longe a mais celebrada.
Um ritual gracioso e estético que não tem conotações religiosas específicas, as suas origens perderam-se nas névoas do tempo. Porém, acredita-se que tenha evoluído como uma forma estilizada de treino em tempo de paz quando muay era uma arte militar. Com o passar o tempo, o Wai Khru Ram Muay foi desenvolvido para servir várias funções:
– Permitir aos lutadores prestarem respeito aos seus professores e propiciar os espíritos.
– Preparar o lutador fisicamente e mentalmente para o combate que se segue.
– Dar ao lutador uma chance de avaliar o estado físico do seu adversário e localizar possíveis fraquezas.
– Desmoralizar o adversário ao executar o ritual de forma habilidosa.
– Nos dias em que os combates eram fora de portas, permitia aos lutadores avaliar as condições do chão e a direção do sol.
Muitos destes pontos ainda são verdade nos dias de hoje.