Massagem Tailandesa

método terapeutico

"Nuad Boran" - Massagem Tailandesa

A massagem tailandesa é chamada Nuad Borad na Tailândia, que significa massagem antiga. Relaciona-se com a chegada dos monges budistas provenientes da Índia à Tailândia, nos séculos II-III a.C. Este tipo de massagem foi estudado e criado por Jivara Kumara Paccha há mais de 2500 anos.
Jivara Kumara Paccha que se converteu ao budismo, foi considerado um dos máximos expoentes da medicina tradicional tailandesa. Reza a lenda que Jivara Kamara Pachha teria tratado o próprio Buddha. Jivara Kumara Paccha combinou a medicina tradicional chinesa com o método ayurvédico originário da Índia e criou os quatro ramos da Medicina Tradicional Tailandesa:
  • remédios herbanários;
  • medicina nutricional;
  • práticas espirituais;
  • massagem tailandesa.

Jivara Kumara Paccha aparece em todos os escritos budistas em várias traduções de páli, sânscrito, chinês e tibetano.

Hoje em dia, a massagem tailandesa é um dos ramos da Medicina Tradicional Tailandesa reconhecida e regulada pelo governo do país e considerada uma especialidade médica indicada para o tratamento de muitas doenças, já que ajuda a:
  • Aumentar a flexibilidade;
  • Curar lesões musculares
  • Recuperar a energia vital
  • Equilibrar o nosso corpo tanto fisicamente como mentalmente.
O objetivo da massagem tailandesa é harmonizar, assegurar um ótimo fluir da energia vital e estimular todo o corpo do paciente, assim como equilibrar as funções dos quatro elementos fundamentais do corpo: terra, água, fogo, ar.
A teoria da massagem tailandesa é a seguinte:

O corpo inala o ar pelos pulmões e este viaja ao redor do corpo por 72.000 canais chamados SEN. Os principais são 10 e são chamados Sip Sen. A massagem tailandesa centra-se nas linhas Sen e centra-se em conseguir que a energia volte a fluir corretamente por elas no seu caminho de ida e volta.

Para isso, o massagista tailandês utiliza o mesmo que um lutador no Muay Thai: mãos, cotovelos, joelhos e pernas mediante as três disciplinas de tratamento tradicional:
  1. Amassar os músculos;
  2. Manipulação do esqueleto;
  3. Digitopuntura, pressionando certas linhas energéticas.
Tudo isto se realiza seguindo as linhas principais 10 Sen e fazendo pressão com os dedos das mãos, os cotovelos, os joelhos, as pernas. Os movimentos do massagista são suaves, aproveitando o movimento do seu próprio corpo para exercer uma pressão eficaz e para conseguir um alongamento ótimo, mas sempre sem causar dor.
A massagem realiza-se no chão, não sendo necessário se despir completamente, pode ser feita com roupa ligeira. Uma sessão costuma durar à volta de duas horas e inclui pressão rítmica e alongamentos de todo o corpo, dos dedos das mãos, dos dedos dos pés, desbloqueios das articulações, massagens nas costas com os pés e arquear o paciente na posição de cobra.
Há um padrão e um ritmo para esta massagem.
Tal como o Muay Boran, existem ligeiras diferenças no estilo de massagem dependendo da região da Tailândia.
Por último, deve-se recordar a norma básica. Devemos sempre colocar-nos nas mãos de verdadeiros profissionais creditados e titulados pela organização tailandesa competente nesta disciplina.
error: O conteúdo encontra-se protegido por direito autorais !!
Add to cart